DIAS Júnior, Manuel (1574, Castelo Branco – 1659, Hangzhou), missionário jesuíta na China, vice-provincial da China, escritor.
Manuel Dias, posteriormente cognominado Júnior (para o diferenciar do seu homónimo, ligeiramente mais velho, coevo na China), nasceu em Castelo Branco, filho de Domingos e de Maria Fernandes. Em 1593, quase com 20 anos, foi admitido no noviciado da Companhia de Jesus, em Coimbra. Designado para as missões, partiu para Goa em Abril de 1601, onde permaneceu até 1604. É provável que aí tenha concluído os seus estudos e sido ordenado sacerdote. Passou depois para Macau, onde residiu até finais de 1610. Neste último ano, designado para a missão da China, entrou no Império Ming, adoptando então o nome de Yang Manuo 陽瑪諾 e dando início ao estudo da língua chinesa, oral e escrita, da qual viria a alcançar um domínio significativo. Assim o confirmam quer as avaliações dos seus superiores quer a sua produção textual. Ao longo de mais de quarenta anos, Dias Júnior viveu em várias partes da China. Além de Pequim e Nanquim, refiram-se as cidades de Shaozhou, Nanxiong, Hangzhou, Nanchang, Xangai, Jiading, Zhenjiang e Fuzhou. Em 1623 tornou-se o primeiro vice-provincial da China, cargo que ocupou até ao ano de 1635 e que voltou a desempenhar entre 1648 e 1655. Morreu em Hangzhou em 1659, aos 84 anos de idade, dos quais praticamente 50 foram passados na China.
Assinatura de Manuel Dias Júnior
Manuel Dias tem sido considerado pela historiografia como um dos mais reputados jesuítas portugueses da missão da China, em consequência do conjunto de obras que compôs em chinês e ainda de um globo terrestre que construiu, com Niccolò Longobardo (1565-1655), para oferecer ao imperador Tianqi (r. 1620-1627) em 1623. Nesta peça, em laca, que actualmente integra o acervo da British Library, apresentava-se informação geográfica actualizada e mais avançada do que a contemplada no mapa-múndi de Matteo Ricci, do início do século XVII. Entre a produção textual da autoria de Manuel Dias, ganha destaque o manual de astronomia intitulado Tianwen lue 天問略 [Epítome de Questões sobre o Céu]. Concluído em 1614, o livro foi editado no ano seguinte em Pequim. Ali se apresentava uma introdução ao conhecimento cosmográfico e astronómico ocidental, com base no influente Tratado da Esfera, de Sacrobosco, a par de outros textos europeus de nível mais avançado, numa composição devidamente adaptada a uma audiência chinesa. Porém, em larga medida, a fama desta obra adveio de um pequeno apêndice, no qual se aludia a algumas das observações realizadas por Galileu com o seu telescópio e descritas no seu Siderius Nuncius, de 1610, e em cartas publicadas entre 1610 e 1612. As demais obras preparadas por Manuel Dias, em chinês, são de natureza religiosa. Entre estas, podem assinalar-se uma biografia de São José, Sheng Ruose sheng shi 聖若瑟行實 (entre c. 1640 e 1659); o Shengjin zhijie聖經直解 (Hangzhou, 1642), aparentemente a partir do trabalho de Sebastião Barradas (1543-1615), Commentaria in Concordia et Historiam Evangelicam tomus I-IV (Coimbra, 1599 e 1605-1612); a sua explicação sobre os Dez Mandamentos, Tianzhu shengjiao shijie zhi quan 天主聖教十誡直詮 (1642); ou o seu tratado sobre a estela nestoriana descoberta em Xi’an, Jingjiao bei song zheng quan 景教碑頌正詮 (Hangzhou, 1644). De Dias sobreviveu ainda um corpus documental manuscrito em língua portuguesa, em que se incluem mais de quinze cartas, nomeadamente cinco ânuas da China e uma do colégio de Macau.
Globo terrestre de Manuel Dias Júnior e Niccolò Longobardo (Pequim, 1623)
British Library: https://www.bl.uk/collection-items/chinese-terrestrial-globe
Tianwen lue 天問略de Manuel Dias Júnior (Pequim, 1615)
Exemplar da primeira edição. Library of Congress: https://www.wdl.org/en/item/7089/
IMP
BIB.: GOODRICH, L.C. e FANG; C. (1976), pp. 414-416; LEITÃO, H. (2008), pp. 99-121; MAGONE, R. (2008), pp. 123-138; MAGONE, R. (2017), pp. 227-245; PINA, I. (2008), pp. 152-155; PINA, I. e ASSUNÇÃO, P. (2021); WALLIS, H. e GRINSTEAD, E.D. (1962), pp. 83-91; Chinese Christian Texts Database – KU Leuven.
REFERÊNCIAS COMPLETAS
GOODRICH, L. Carrington e FANG Chaoying, eds. (1976), Dictionary of Ming Biography, 1368-1644, vol. I, Nova Iorque-Londres, Columbia University Press, pp. 414-416.
LEITÃO, Henrique (2008), “The contents and context of Tianwenlüe” in SARAIVA, Luís e JAMI, Catherine, eds., The Jesuits, The Padroado and East Asian Science (1552-1773), Singapura, World Scientifique, pp. 99-121.
MAGONE, Rui (2008), “The textual tradition of Manuel Dias’s Tianwenlüe 天問略” in SARAIVA, Luís e JAMI, Catherine, eds., The Jesuits, The Padroado and East Asian Science (1552-1773), Singapura, World Scientifique, pp. 123-138.
MAGONE, Rui (2017), “God is in the Details”: Manuel Dias’ Tianwenlüe [Epitome of Questions on the Heavens] and the Scientific Strategies of the Jesuit Mission to China in the Early Seventeenth Century” in COUTO, Dejanirah Couto e LACHAUD, François, eds., Empires on the move: Encounters between China and the West in the early modern era (16th-19th centuries), Paris, EFEO, pp. 227-245.
PINA, Isabel (2008), Os Jesuítas em Nanquim, Lisboa, CCCM, pp. 152-155.
PINA, Isabel e ASSUNÇÃO, Paulo (2021), “Manuel Dias Júnior” in ESPIRITO SANTO, Arnaldo do Espírito, GOMES, Cristina Costa e PINA, Isabel Murta, eds., Res Sinicae, Enciclopédia de Autores, URL: “https://www.ressinicae.letras.ulisboa.pt/manuel-dias-junior-1574-1659”.
WALLIS, Helen e GRINSTEAD, E.D. (1962), “A Chinese Terrestrial Globe A.D. 1623”, The British Museum Quarterly, vol. 25, n.º 3/4, pp. 83-91.
Chinese Christian Texts Database, UK-Leuven: http://heron-net.be/pa_cct/index.php/Detail/entities/358